Açude em Saboeiro é o primeiro a sangrar em 2016 no Ceará

19/01/2016 - A Barragem dos Caldeirões, na cidade de Saboeiro, na região dos Inhamuns, no Alto Jaguaribe, é o primeiro açude a sangrar neste ano de 2016. As chuvas acima de 100 milímetros caídas na região, em Aiuaba, chegaram ao Rio Jaguaribe e a Saboeiro, enchendo a barragem que começou a transbordar nesta terça-feira, 19.
A lâmina de sangria é de 5 cm, mas o suficiente para atrair moradores para olhar o espetáculo de queda das águas. Outros aproveitam para tomar banho.
Jovens desde cedo foram à barragem para tomar banho. “É um momento de alegria, finalmente a água chegou”, disse a estudante, Patrícia Souza.
O comerciário Luís Oliveira levou a esposa e filhos para ver o transbordamento da água. “Tomara que chova mais para aumentar o volume de sangria que fica com uma queda de água mais bonita, mas está bom, está começando o inverno”, disse.
A chuva tem renovado a esperança dos agricultores na região. “Se Deus quiser, teremos um bom inverno”, disse o produtor rural, Francisco Rocha.
De acordo com a Cogerh,  a Barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, é a primeira a sangrar neste ano. O açude barra o Rio Jaguaribe. A barragem é a responsável pelo abastecimento de água da cidade que estava secando rapidamente nos últimos meses. 
Do total de 153 açudes monitorados pela Cogerh, 130 estão com volume abaixo de 30%.

Chuva
A Funceme registrou nesta terça-feira, chuva em 164 municípios. As cinco maiores foram observadas em: Paracuru (122mm); Ipaporanga (110mm); São Gonçalo do Amarante (104mm); São Luís do Curu (92mm) e Trairi (82mm). As chuvas mais intensas foram observadas na região Norte e Litorânea.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe