Santa Quitéria registra a maior chuva do estado neste sábado com 77mm

24/01/2016 - Choveu em 84 dos 184 municípios do Ceará nesta sábado (23), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Santa Quitéria, no sertão cearense, de 77.0 milímetros. Na capital, a chuva foi de 28 milímetros (Posto Água Fria). 
Segundo a Funceme, a chuva foi intensa também nos municípios de Ipueiras (70.0 mm), Jaguaretama (69.0 mm), Guaraciaba do Norte (64.0 mm), Icapuí (62.0 mm), Nova Russas (59.0 mm), Poranga (57.0 mm) e Carnaubal (57.0 mm). Segundo a Funceme, a previsão para este sábado é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado. Já no domingo (24) ao longo do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses.

Pré-estação e quadra chuvosa
O sistema atmosférico vórtice ciclônico de altos níveis, típico de pré-estação chuvosa do Ceará, é o que influencia para a ocorrência das chuvas no estado neste mês. O vórtice, no entanto, não interfere na quadra chuvosa, segundo a Funceme.
“Se tivermos dezembro e janeiro com muitas precipitações ou com poucas precipitações, isso não terá impacto na qualidade da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio. Não existe essa relação. São sistemas meteorológicos diferentes. Na pré-estação, temos atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis e na quadra chuvosa a principal atuação é da Zona de Convergência Intertropical. As condições para a atuação desses sistemas são diferentes”, ressalta o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
Apesar das chuvas nos últimos dias, nos meses de fevereiro, março e abril – o chamado período chuvoso no Ceará - a chance de ter chuva abaixo da média histórica é de 65% . Serão 25% para a categoria em torno da média e apenas 10% na categoria acima da média histórica no período. Se confirmado, o Ceará entrará no maior ciclo de seca desde 1910, de cinco anos.

G1 CE
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe