TV analógica começa a ser desligada no Brasil

17/02/2016 - Desde segunda-feira, 15, a TV analógica começou a ser desligada no país. Rio Verde (GO) será o primeiro município brasileiro a fazer a transição para a TV digital. E este ano Brasília será a única capital a realizar a mudança de acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações.
Em outubro, o Distrito Federal e as cidades do entorno terão o sinal da TV analógica desligados. O prazo para a mudança em todo o país foi adiado várias vezes e apenas em 2023 a TV digital será uma realidade em 100% dos aparelhos do país.
Segundo o governo foi necessário dar mais tempo para a migração devido aos grandes eventos que o Brasil vai receber até 2018, como as Olimpíadas e a eleição presidencial daqui a dois anos. Além disso, as redes de televisão terão um prazo maior para avisar aos telespectadores sobre o desligamento. Atualmente, a TV analógica recebe sinais de frequência modulada FM e converte em sinais de imagem e som.
Já a TV digital também recebe esta frequência mas transmite para dados digitais, como acontece com a internet acessada por meio de um transmissor wi-fi.
Para pegar o sinal digital, o aparelho precisa de um conversor embutido ou externo.

Comunique-se
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe