Rio Verde (GO): primeira cidade da América do Sul com sinal de TV totalmente digital

02/03/2016 - “Com a primeira cidade da América do Sul com sinal de TV totalmente digital, o Brasil mantém o pioneirismo histórico no desenvolvimento tecnológico para a radiodifusão”, valorizou o ministro das Comunicações, André Figueiredo, ao concluir, nesta terça-feira (1/2), o processo de desligamento da transmissão  analógica de televisão na cidade de Rio Verde (GO).
Com a mudança, a frequência de 700 MHz, que já foi leiloada pela Anatel, já começa a ser liberada para a ampliação do serviço de 4G na região.
Às 12h50, na TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade, o ministro apertou o botão que encerrou o envio do sinal analógico. Em seguida, às 14 horas, André Figueiredo repetiu o procedimento na TV Sucesso, vinculada à Record.

As TVs Bandeirantes, SBT e Cultura também iniciaram a operação exclusivamente no digital na localidade. Outras três estações que operam no município (TV Canção Nova, Record News e Rede Vida) já fizeram o switch off no último dia 15 de fevereiro.
O ministro ratificou que, até 2018, todo o espectro será totalmente disponibilizado para a internet móvel de alta velocidade e enalteceu a integração do setor para o sucesso da iniciativa.
“O desligamento foi uma ação conjugada de esforços entre o governo, as emissoras de TV e as empresas de telefonia para promover esse momento histórico para o país. Isso proporcionará ainda uma evolução do 4G”, comentou, ao indicar que o índice para o fim do sinal analógico foi definido em consenso.

Redação Web
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe