Cabo Sabino pode virar o novo líder da bancada cearense em Brasília

O governo interino de Michel Temer (PMDB) pode resultar na mudança do líder da bancada cearense em Brasília. O deputado federal Cabo Sabino (PR) é o mais cotado para assumir o posto de interlocução entre o Ceará e o Palácio do Planalto. Atualmente na liderança do Estado no Congresso Nacional, o deputado José Airton (PT) adiantou que na próxima terça-feira, 31, em reunião convocada com os demais parlamentares, deverá colocar em discussão sua substituição.
O petista já havia conseguido as assinaturas necessárias de deputados e senadores para a sua recondução na liderança por mais um ano, período do mandato. No entanto, entende que a nova conjuntura política, com a saída temporária da presidente Dilma Rousseff (PT) do comando do País, exige um novo interlocutor mais alinhado a Temer.
“Eu posso continuar, mas minha decisão é colocar para o plenário decidir. Vou sugerir que seja um nome mais alinhado com o atual governo para o bem do Estado e da unidade da bancada. Entendo que (o novo nome) tem que estar alinhado com essa posição nova, com o governo que esta aí”, pontuou.

Diálogo com o PMDB
Coordenando o chamado G9, união de parlamentares que votaram favoravelmente à saída de Dilma do cargo, Sabino diz que os deputados querem que ele assuma a tarefa por ter um “fácil diálogo” com o PMDB. “Somos base desse governo, então se tornaria um vínculo maior. Nosso nome está à disposição, é um desafio. Agora, ninguém coordena sozinho, né”, disse. Como líder da bancada, a se confirmar, Sabino diz que deve trabalhar para buscar verba para o Estado, além de alavancar as obras de transposição do Rio São Francisco.
Oposição ao governo Camilo Santana (PT), o deputado afirma que mantém uma relação respeitosa com o petista e que as posições políticas não devem interferir caso assuma a liderança da bancada em Brasília. “Temos um bom relacionamento com o governo do Ceará. Qualquer um dos 22 deputados tem condições de ocupar o posto”.
Cabo Sabino está em seu primeiro mandato. Foi eleito em 2014 com mais de 120 mil votos, após campanha casada com a do atual deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza Capitão Wagner (PR). Há pouco mais de um ano na Câmara dos Deputados, o parlamentar tem voltado seu mandato a temas ligados à Segurança Pública.

O POVO Online
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe