Homens da Força Nacional de Segurança chegam ao Complexo Penitenciário II, em Itaitinga

Os homens da Força Nacional de Segurança (FNS) enviados pelo Ministério da Justiça (MJ) chegaram na noite desta quinta-feira (26) ao Complexo Penitenciário Estadual Itaitinga II, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os agentes ocuparão a partir desta sexta-feira (27) os corredores das unidades carcerárias que foram palco das rebeliões simultâneas ocorridas no último fim de semana em decorrência da proibição da entrada das visitas durante a greve dos agentes penitenciários. Ao todo, a estrutura contabiliza 120 integrantes da FNS e mais 20 viaturas, 1 ônibus e 1 microônibus.
O apoio foi solicitado pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, ainda no domingo (22). Como vieram por meio terrestre e de locais diversos, os agentes chegaram apenas na noite de ontem (25). Uma estrutura foi montada pelo governo nas imediações do Complexo Penitenciário para abrigar os policiais. A Força Nacional montará acampamento no próprio presídio para facilitar o acesso à unidade durante a pacificação. Na manhã da sexta (27), haverá uma reunião com o governador em que serão passadas as diretrizes.
A ideia do governo é que a FNS auxilie na recuperação da estrutura dos presídios, praticamente destruídos durante as rebeliões. Na última terça-feira (24), Camilo Santana destacou, em entrevista coletiva, que solicitou apoio do Ministério da Justiça para não comprometer o serviço policial rotineiro.
Além da reforma nas unidades destruídas, há a expectativa para a reabertura das visitações aos presos, marcada para este fim de semana. Neste sentido, a Força Nacional também atuaria, garantindo a segurança e integridade dos parentes e dos presos, que segundo os familiares, estariam ‘ansiosos’ pelo reencontro.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe