Hakuna Matata: Você entendeu o Rei Leão errado

O Rei Leão é uma das animações da Disney de mais sucesso na história. Fala sobre o pequeno Simba e sua jornada desde o nascimento até tornar-se Rei. O filme fez 22 anos esse ano mas continua sendo uma delícia de assistir novamente. E é um filme que será passado de geração pra geração, pois as crianças continuam se apaixonando e se emocionando com a história. Talvez o único pecado do filme, ou melhor, não necessariamente dele, mas de quem assiste, é não ter entendido a verdadeira mensagem passada. 
Após assassinar Mufasa e fazer Simba acreditar que tinha matado o próprio pai, Scar assume o trono e o expulsa do reino, convencendo-o de que ele era o responsável por aquela tragédia. E a partir daí, Simba sai dos trilhos e do seu caminho natural no ciclo da vida, que é assumir o reinado após a morte natural de seu pai. Ele foge de suas responsabilidades e adota um estilo de vida completamente diferente do que deveria. Fica amigo de Timão e Pumba, passa a se alimentar apenas de insetos e vive sem qualquer tipo de responsabilidade.
Hakuna Matata é o grande hino desse filme. Quando lembramos de O Rei Leão, essas duas palavras são a primeira coisa que vem a nossa cabeça. E qual é a grande lição que a letra da música nos passa? “Os seus problemas, você deve esquecer”. Na prática, não é assim que funciona. É por isso que se a grande lição aprendida sobre o filme foi o Hakuna Matata, você entendeu errado a mensagem que O Rei Leão quer passar.
A música que realmente representa a “moral da história” é O Ciclo Sem Fim. E a grande mensagem do filme é o momento em que Mufasa aparece nas nuvens para Simba, dizendo “Lembre-se de quem você é”. O que ele quis dizer é: não fuja do seu destino e de suas responsabilidades. Siga seus objetivos e conquiste seus sonhos. Não fuja dos problemas, resolva-os. O clímax do filme todos conhecem: Simba volta, destrona Scar e restabelece o equilíbrio da cadeia alimentar.
A divertida dupla de O Rei Leão parecia levar uma única coisa a sério em suas vidas: a filosofia de vida Hakuna Matata, o "esqueça seus problemas". No entanto, quando Simba precisou da ajuda dos dois, Timão e Pumba logo abriram mão da vida sem problemas e se enfiaram em enrascadas para ajudar o leão. E isso é amizade: estar disposto a ceder até da sua filosofia de vida para ajudar um amigo.

9 anos após esse filme, uma lição parecida vem a tona através da Pixar:
Em Procurando Nemo, Dory, em certa altura do filme, diz: – Quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar! Continue a nadar! 
Por mais simples e inocente que isso possa parecer, é uma realidade que devemos continuar as nossas vidas, apesar dos problemas. A vida decepciona muitas vezes, e a solução é continuar vivendo e seguindo (continuar a nadar). Esse é um lema para não desistir.

Portanto amigos, seguindo essas lições passada através de desenhos animados, hoje aprendemos o quanto é importante encarar de frente as nossas tarefas, nosso trabalho, nossas batalhas do dia a dia...
Então, nada de fugir dos problemas, hein! ... e tenha uma vida muito mais feliz!!!
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe