Tocha Olímpica chega ao Ceará na próxima terça 7

A Tocha Olímpica, enfim, chegará ao Ceará nesta terça-feira (7), o que já está gerando grande expectativa por parte da população que reverencia o esporte. Inicialmente, o símbolo das Olimpíadas passará por Aracati (a 185 km de Fortaleza), quando passará pelo Centro da cidade.
Logo depois, a tocha vai para Aquiraz e segue até a Capital, de onde deve iniciar o percurso de 35 km, por volta das 13 horas, partindo da Arena Castelão em direção ao Centro de eventos do Ceará, na Avenida Washington Soares (rota 1).
A tocha sempre esteve integrada à cultura helênica, da Grécia antiga, deste a época de Péricles, em 495 a.C. A 420 a.C., como fontes de iluminação durante a noite para que as pessoas pudessem andar dentro e fora das cidades.
Mas este objeto passou a ganhar destaque quando começou a ser usado para acender e transportar o fogo sagrado utilizado nos templos dos santuários gregos. O fogo sagrado, como explica o livro “Olimpo, Olímpia e Jogos Olímpicos” do professor de medicina José Campos de Barros, da Universidade Federal do Ceará, simboliza a presença dos deuses entre os homens e teria a função de facilitar a comunicação divina com a humanidade, além de oferecer a purificação ao universo e ao homem.
O momento é, talvez, único, mas a ansiedade e a felicidade se misturam a ponto de quase “querer levar para casa” uma lembrança inesquecível. Atletas, estudantes, trabalhadores e artistas estarão reunidos num único sentimento: carregar a chama olímpica.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe