Banco do Nordeste de Santa Quitéria vence Prêmio de Práticas Socioambientais com reflorestamento

O clima semi-árido de Santa Quitéria (CE), a 222 quilômetros de Fortaleza, se tornou desafio para a equipe da agência do Banco do Nordeste no município.
Ciente dos problemas ambientais que o lugar enfrenta, o gerente da unidade, Antônio Victor Cid Bendô, criou projeto com o objetivo de incentivar o reflorestamento e a agricultura familiar na região.
Após conhecer mais sobre a cultura local, solo e clima, o gerente e sua equipe marcaram reuniões com produtores rurais para identificar qual seria a melhor proposta para iniciar o projeto.
Dentre as idéias apresentadas, a árvore Sabiá foi considerada a espécie mais apropriada para a plantação na região.
Além de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente, a iniciativa também visa renda extra para os produtores rurais. A espécie é uma das principais fontes de estacas para cerca em toda a região Nordeste, além de ser boa opção para a produção de lenha e carvão.
Com todas essas vantagens, a equipe de Santa Quitéria começou a desenvolver a idéia, promovendo as atividades de reflorestamento em eventos e reuniões organizados pela agência.
A iniciativa está rendendo bons frutos. Os projetos de reflorestamento não param de se ampliar. Além de da recuperação do ecossistema, a proposta garante abrigo para a fauna local e melhora a qualidade de vida e inspira as comunidades vizinhas.

Banco do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe