Aula de matemática de como ´chocar ovos´ em Pokémon Go viraliza na web

Em apenas cinco minutos o professor Eddy Antonini  da Escola Técnica Estadual (Etec) de Itapeva (SP), conseguiu juntar as regras de trigonometria e do Teorema de Pitágoras com a febre mundial Pokémon Go. O professor usou a situação de quando o jogador precisa pegar um ovo e andar até ele chocar para ensinar aos alunos do curso de eletrônica o cálculo entre hipotenusa e catetos.
O vídeo da aula, que aconteceu no último sábado (6), foi postado pelo professor nas redes sociais e "viralizou" na web. Segundo Eddy , em sua página no Facebook já ultrapassou a marca de 1,2 milhão de visualizações. No Youtube, o registro tem mais de 49 mil visualizações.
Durante a explicação, Eddy mostra que, quando o jogador pega um ovo no Pokémon Go, precisa andar até ele chocar. Porém, se o usuário fecha o aplicativo enquanto caminha, o jogo capta apenas a quilometragem da caminhada através de GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posição Global).
O professor, então, supõe que o jogador precise andar cinco quilômetros até a chocagem do ovo. Porém, se ele fizer o trajeto com mudança de percurso no meio do caminho, como dar a volta em um quarteirão, o aplicativo soma a distância entre os dois pontos, e não a distância realmente percorrida. Por fim, ele explica que a melhor forma de caminhar para chocar um ovo é andar em linha reta.

G1
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe