Ceará obtém melhores resultados do Nordeste no Ideb 2015

O Ceará obteve os melhores resultados do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 no que se refere ao Ensino Fundamental.  O indicador, que considera os dados sobre aprovação e desempenho nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), foi divulgado nesta quinta-feira (8).
De acordo com os dados, o Ceará não só bateu as metas estabelecidas para 2015, como também alcançou os maiores índices da região tanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental(1º ao 5º ano), quanto nos anos finais (6º ao 9º ano). Na primeira etapa, o Estado atingiu índice de 5,9, superando a meta de 4,5. O número foi superior ao de estados como Pernambuco (5,0), 2º lugar do ranking; Piauí e Paraíba (4,9), empatados em 3º; e Rio Grande do Norte (4,8), em 4º. 
Na etapa final, o índice do Ceará ficou em 4,8, também acima da meta (4,3). O 2º lugar da região ficou com o estado do Piauí, que alcançou índice de 4,2, e o 3º com Pernambuco (4,1). Ceará e Pernambuco foram os únicos estados nordestinos que chegaram a suas respectivas metas. 
O bom desempenho cearense em ambas as etapas do Ensino Fundamental ocorre pelo 5º ano consecutivo de Ideb, que é realizado a cada dois anos. Desde 2007, o Estado supera as metas estabelecidas na avaliação. 
A cidade de Fortaleza também obteve resultados satisfatórios, superando as metas do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, o índice atingido foi 5,4, 7 pontos percentuais acima do esperado (4,7). Já na fase final, a Capital alcançou 4,2, número acima da meta de 4,0. 

Ensino Médio
O Ideb avalia, ainda, o desempenho dos alunos do Ensino Médio nos estados. Nesta etapa, no entanto, o Ceará não atingiu a meta, apesar de ter registrado crescimento no índice em relação à avaliação anterior, realizada em 2013. Em 2015, índice foi de 3,7, quando a meta era 4,2. Este foi o segundo ano consecutivo que o Estado não conseguiu superar o objetivo.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe