HRSC começa a funcionar nesta terça-feira (20) para planejamento e treinamento técnico

Para a alegria e a certeza dos 625.641 habitantes dos 20 municípios que ele promete atender, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), construído neste Município, começa a funcionar nesta terça-feira (20). O início de cada setor do hospital se dará por etapas. A que começa agora é a de gestão por processos e validação da usabilidade. O atendimento médico só deve começar a acontecer até o final do ano.
O anúncio oficial sobre o início dos trabalhos na unidade será feito na tarde desta terça, na sede da Sesa, em Fortaleza, pelo secretário de saúde Henriqu Javi. Haverá uma coletiva de imprensa onde o secretário dará detalhes sobre o funcionamento. Henrique esteve durante a última segunda-feira (19) em Quixeramobim. Ele visitou as instalações do hospital que foram entregues pela construtora Fujita.
A Casa Civil confirmou o início do funcionamento da unidade nesta terça, mas frisou que “o começa agora é o treinamento do pessoal, depois vão ter contato com o hospital para ser treinado em loco. Estar aberto agora não quer dizer necessariamente atendimento ao público”.

Datas
O cronograma prevê quatro etapas com datas estipuladas para o funcionamento de cada setor. Na primeira, com data até 30 de setembro deste ano, a Sesa prometeu concluir a fase administrativa de gestão por processos e validação da usabilidade, o que começa a acontecer, dez dias antes do prazo final. Em seguida deve funcionar os serviços como ambulatórios médicos e centro cirúrgico eletivo. O funcionamento pleno de todas as funcionalidades que o HRSC dispõe, de acordo com o ofício, é previsto para até 30 de março de 2017.

Furo
A notícia da abertura da unidade foi confirmada no dia 1º de setembro pelo prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta. Ele afirmou ter se reunido com o governador Camilo Santana, que teria estipulado a data. Na época, a Sesa chegou a afirmar que desconhecia a data firmada mas que poderia acontecer, já que ela estava dentro do prazo previsto na primeira etapa do cronograma. Em comício realizado em Quixeramobim onde participou dando apoio a Cirilo, Camilo Santana voltou a confirmar a data.

Convocação
Durante a última segunda profissionais que tiveram o resultado final da seleção do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), empresa responsável por gerenciar o hospital, começaram a ser convocados para participar do treinamento previsto na primeira etapa do cronograma.

Diário Sertão Central
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe