Menos da metade de crianças e adolescentes alvos da Campanha de Multivacinação foi vacinada no CE

Crianças menores de cinco anos, meninas de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos de idade terão até sexta-feira (30) para atualizar a caderneta de vacinação na Campanha Nacional de Multivacinação 2016. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a ação iniciou no último dia 19. No Ceará,  48,9%  das 170.050 crianças e adolescentes foram vacinadas. Até a manhã desta quinta-feira (29), 83.170 crianças e adolescentes receberam 118.199 doses de vacinas.
De acordo com a Sesa, não há meta para ser alcançada já que a vacinação acontece de forma seletiva para a população-alvo. A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 pretende resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos na infância e adolescência. O objetivo é melhorar as coberturas vacinais, controlar e erradicar as doenças imunopreveníveis no Brasil. Por isso, a caderneta de vacinação da criança e do adolescente passa por uma avaliação criteriosa da situação das vacinas já realizadas e as que faltam.  
Durante a campanha, as vacinas disponíveis previstas no Calendário Nacional de Vacinação são a BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócia 10, Meningocócica C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A e contra hepatite B. Para adolescentes de 9 e 14 anos estão disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.
Conforme a Sesa, ano passado no Ceará,  401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Do total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe