Publicidade

Casa da Moeda suspende confecção de passaportes para todo o Brasil

A Casa da Moeda, sediada no Rio de Janeiro e responsável pela impressão dos passaportes brasileiros, suspendeu a produção do documento desde a última quarta-feira (7). As informações são da GloboNews.
Segundo apurou a emissora, o motivo da paralisação seria a falta de pagamento por parte do Tesouro Nacional, de onde vêm os recursos para a confecção. Os postos de atendimento da Polícia Federal (PF) em todo o Brasil já foram avisados da decisão.
De acordo com a GloboNews, a dívida da União com a Casa da Moeda referente aos meses de outubro e novembro já soma R$ 18,7 milhões. O valor total da dívida do governo com a entidade, no entanto, já ultrapassa R$ 100 milhões. 
O contrato de produção dos passaportes é formalizado pela PF diretamente com a Casa da Moeda, ainda que o pagamento do serviço seja feito pelo Tesouro. Este contrato já estaria vencido e um novo acordo ainda não teria sido formalizado, segundo apurou a emissora.

Retardamento
A Casa da Moeda produz mensalmente cerca de 183 mil passaportes. A expectativa é de que, às vésperas das férias de verão, a interrupção gere ainda mais atraso na entrega do documento, que, antes da decisão do órgão, já estava demorando mais do que o prazo máximo de seis dias úteis para ser finalizada.
Em junho, inclusive, a produção de passaportes comuns e de urgência ficou temporariamente parada por causa de uma falha técnica em um dos equipamentos usados para confeccioná-los.

Redação Web
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe