Pagamento com boletos será modernizado

O pagamento de boletos bancários irá passar por mudanças ao longo de 2017. Em parceria com a rede bancária, a Federação Brasileira de Bancos está desenvolvendo a Nova Plataforma de Cobrança, que deve iniciar a operação a partir de março de 2017. Entre principais alterações está a possibilidade de pagamento de um boleto vencido em qualquer outra instituição que realize esse tipo de operação.
Atualmente, a quitação fora do prazo só é permitida na instituição emissora do documento. Isso será possível devido a um cruzamento de informações. Os dados, que já devem, por norma do Banco Central, constar no boleto bancário, como nomes e CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento, valor e autorização do cliente, deverão trafegar pela nova plataforma.
Segundo destaca o Banco Central, visualmente, o boleto contará com a mesma estrutura de informações já conhecidas pelos consumidores. A grande diferença é que as informações estarão registradas e validadas em uma base eletrônica de dados. "Além disso, não será mais necessária a apresentação física do boleto, caso o pagador opte pela apresentação eletrônica, por meio da sua instituição financeira de relacionamento", completa o Banco Central.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe