Publicidade

Santa Quitéria já registra 415 descargas elétricas só em 2017

Mais de 10.400 raios já foram registrados no estado do Ceará somente neste ano de 2017, segundo a Enel Distribuição Ceará. Apesar de fevereiro não ter encerrado, o número já é maior do que o dobro da quantidade registrada no primeiro bimestre de 2016.
A maior incidência de raios no estado foi no município de Granja, com 824 descargas. Santa Quitéria, que costumeiramente, aparece nesta lista, já registra 415 descargas elétricas, tendo sido o maior número em 19 de janeiro, com 109 raios.

Cuidados 
Algumas precauções devem ser tomadas, mesmo dentro de casa, durante uma tempestade. Evitar manusear qualquer aparelho eletrônico que você precise segurar e que esteja ligado à tomada como secador de cabelo, chapinha ou ferro elétrico. Celular, tablet e notebook no carregador também entram nessa lista. O uso de torneiras e chuveiros elétricos devem ser adiados, assim como o conserto de instalações elétricas. Por fim, o ideal é permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. 
Para quem estiver na rua os cuidados são diferentes. Locais abertos como campos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados são mais propensos a receberem descargas, logo, o ideal é procurar abrigo. O contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas, deve ser evitado ao máximo.
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe