Ceará é o estado do NE com maior número de casamentos entre adolescentes de 15 a 19 anos

Cerca de 7,5 mil adolescentes do sexo feminino de 15 a 19 anos casaram-se no Ceará no ano de 2014, segundo dados do relatório Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, divulgado nesta terça-feira (21).
O documento faz um panorama da situação infantil no país, divulgado pela Fundação Abrinq. O estudo foi feito utilizando dados de fontes públicas, entre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O montante de casamentos entre cônjuges masculino e feminino registrados no Estado representa 5,8% de todo o país, que apresentou 127.843 registros naquele ano. O dado revelado pela Fundação Abrinq coloca o Ceará como estado do Nordeste com o maior número de matrimônios e o 4º do país, ficando atrás somente de São Paulo, Minas e Paraná.
O número um pouco maior do que o registrado em 2013, quando aconteceram 7.183 casamentos. Já nos anos anteriores a 2013, os matrimônios entre adolescentes e jovens entre os 15 e 17 anos chegaram a ser em maior quantidade, como em 2012, quando 7.708 meninas casaram-se.
A Abrinq considera que eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros forçados de crianças e mutilações femininas é uma das formas para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe