Publicidade

Chuvas em fevereiro têm volume quase três vezes superior a igual período do ano passado

O mês mais curto do ano surpreendeu e chegou ao fim com uma boa notícia para o Ceará: choveu quase três vezes mais neste mês em comparação com igual período de 2016. O volume de chuvas no Estado em fevereiro totalizou 158.9 milímetros, quase o triplo em relação ao ano passado, quando foram registrados 53.2 mm.
Além disso, as precipitações também ultrapassaram a média histórica prevista para o mês, que é de 118.6 mm, fato que não ocorria desde 2012, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O prognóstico divulgado pelo órgão em janeiro apontou 30% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da média e mais 30% de chance de precipitações abaixo da média nos três meses, período em que deve chover 510,1 milímetros.

Açudes
Segundo a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), 110 açudes cearenses foram reabastecidos no último mês. A variação de volume, considerando a água evaporada dos reservatórios, foi de 37.587.022 metros cúbicos.

Março
Até 12h30 desta quarta-feira (1º), a Funceme registrou chuvas em 79 municípios cearenses. A maior precipitação banhou a cidade de Granja, com 91 mm. Em Santa Quitéria, choveu 31mm  na sede, 14.4mm em Lisieux, e 4mm em Trapiá. A previsão é de que hoje chova em todas as regiões do Ceará. Para o mês de março, a média prevista é de 203.4 milímetros. 
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe