Transações bancárias em dispositivos móveis superam outros canais

As transações bancárias por dispositivos móveis (celulares e tablets) superaram as operações realizadas com o uso de outros canais de atendimento ao cliente, mostra pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizada pela consultoria Deloitte.
O estudo analisou 17 bancos que representam 91% dos ativos da indústria no Brasil.Foi a primeira vez que o mobile banking liderou a preferência dos brasileiros com contas em bancos. As operações com o uso de dispositivos móveis totalizaram 21,9 bilhões e responderam por 34% do total. Foi um salto de 96% na comparação com 2015.
Em segundo lugar, vem o internet banking, com 14,8 bilhões de transações (23% do total). Os terminais de autoatendimento representaram 15%, seguidos por pontos de venda nos comércios (10%) e agências bancárias (8%). Correspondentes no país (8%) e contact center (1%) encerram a lista.
No geral, as transações bancárias cresceram 17% no ano passado, para 65 bilhões, indica o estudo. Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação bancária da Febraban, diz que a tendência de crescimento desse canal já vinha sido percebido nos últimos anos. "Já havia sinais de que passaria o internet banking, pela facilidade do uso dos clientes".
Esse crescimento foi reflexo do aumento da bancarização da população, decorrente do investimento em tecnologia feito nas últimas décadas no país, diz Fosse. "A tecnologia e o investimento em tecnologia permitiram isso, pois não é fácil chegar nos clientes de todos os municípios do Brasil. A internet ajudou, e o mobile facilitou muito", ressalta.

Folhapress
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