Economia brasileira volta a crescer com alta de 1% no PIB; melhor resultado desde 2014

Após mais de dois anos, a economia brasileira voltou a registrar alta, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1), pelo IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 1% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com os últimos três meses do ano passado.
O presidente Michel Temer comemorou, via Twitter, o resultado positivo: "Acabou a recessão! Isso é resultado das medidas que estamos tomando. O Brasil voltou a crescer. E com as reformas vai crescer mais ainda".
Influenciado pelos bons resultados da Agropecuária, o PIB deste ano é o primeiro resultado positivo, desde o quarto e último trimestre de 2014, quando houve alta discreta de 0,2%. Ou seja, é primeiro resultado no 'azul' após oito quedas seguidas.
É a maior expansão em mais de 20 anos do setor com expansão de 13,4%. Foi o maior crescimento desde o 4º trimestre de 1996. Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de março de 2017 totalizou R$ 1,6 trilhão. Após a Agropecuária, setores da Indústria (cresceu 0,9%) e o de Serviços (0,0%) apresentaram estabilidade.

Outros dados: PIB cai 0,4% em relação ao primeiro trimestre de 2016 
Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB caiu 0,4% no primeiro trimestre de 2017, o 12º resultado negativo consecutivo nesta base de comparação.
Dentre as atividades que contribuem para a geração do Valor Adicionado:

  • a Agropecuária cresceu 15,2% em relação a igual período do ano anterior;
  • a Indústria sofreu queda de 1,1%;
  • o valor adicionado de Serviços caiu 1,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe