Equipe econômica estuda elevar imposto da gasolina; preços podem subir

Sem tanto dinheiro em caixa, a equipe econômica do Governo Temer avalia nos próximos dias elevar o imposto da gasolina, segundo fontes ouvidas pelo jornal O Globo.
Para reduzir as críticas, a ideia seria adotar uma postura ecologicamente correta e criar um "imposto verde" anexada a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide). A estimativa é que seriam arrecadados R$ 3 bilhões. 

Como funcionaria o "imposto verde" no bolso do trabalhador
A alíquota deixaria o preço da gasolina mais elevado e estimularia o uso do etanol em carros flex. Tudo isso para a equipe do ministro Henrique Meirelles consiga cumprir a meta de manter o rombo das contas públicas em, no máximo, R$ 139 bilhões neste ano.
Segundo as fontes, toda vez que a Petrobras aumentar o preço da gasolina, a alíquota diminui. Por tabela, abaixaria o litro do álcool, que polui menos.
Entretanto, a proposta encontra resistência no campo político, por ser bastante impopular justamente no momento em que a avaliação do Governo Temer chegou a 7% e que sofre novo impasse com a Procuradoria Geral da República.
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe