Nova tarifa de água e esgoto entra em vigor nesta segunda-feira; reajuste é de 12,9%

Anunciado no fim do último mês de maio, o reajuste da tarifa de água e esgoto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) passa a valer a partir desta segunda-feira (23) para todos os 151 municípios atendidos no Estado. Ao todo, os serviços da empresa ficarão 12,9% mais caros, podendo o aumento chegar a 17,23% durante o ano, caso algumas taxas sejam alteradas no período.
Com a nova tarifa, o preço médio cobrado por m³ pelos serviços da Cagece passa a ser de R$ 3,17. A medida, segundo a Companhia leva em consideração "o aumento nos custos de produção e operação, agravados pela crise hídrica que o Ceará atravessa".
Outra justificativa dada pela Companhia para o aumento da tarifa diz respeito à demanda, já que a estrutura tarifária da Cagece funciona de forma progressiva. Assim, quando o consumo de água aumenta, o mesmo ocorre com os preços praticados pela empresa. "Esta é uma maneira de evitar o desperdício de água tratada e subsidiar a tarifa paga pelos clientes com menor poder aquisitivo", ressaltou, em nota.

Setores
De acordo com o presidente da Companhia, Neuri Freitas, as mudanças atingem todos os consumidores atendidos pela empresa tanto no Interior como na Capital, além de clientes residenciais, comerciais e industriais. "São 1,8 milhão de clientes com CPF cadastrado em conta, ou seja, é o número de ligações em todo o Estado. E em atendimento, são 5,5 milhões de pessoas", esclareceu.
Ainda segundo a Cagece, a última revisão tarifária média, de 11,96%, ocorreu em março de 2016. A anterior foi em novembro de 2015, de 12,9%.

Confira como ficam as novas tarifas da Cagece:

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe