Aumento da vazão do açude Serrote comprometerá abastecimento em Santa Quitéria

O município de Santa Quitéria poderá voltar a ter o seu abastecimento de água comprometido, até o final de 2017, com a decisão tomada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, que afeta o Açude Edson Queiroz e mais três reservatórios.
A informação foi repassada a usuários do açude e lideranças comunitárias, que participaram de uma reunião liderada pela Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), na manhã desta terça (12), no auditório da Secretaria de Agricultura.
Na última reunião do referido Comitê, para beneficiar os perímetros irrigados do médio e baixo Acaraú com um maior aporte hídrico, foi aprovada um aumento na vazão nas comportas dos açudes Araras, Taquara, Jaibaras e Serrote, este que deverá liberar 1.500l/s.
O açude, que está com volume de 33,60%, libera atualmente 350l/s e caso passe a adotar o número estipulado, o seu volume deverá despencar para cerca de 19%, em dezembro. O número causou revolta a todos, pois nem em seus momentos de sangria, o reservatório chegou a liberar tanto.
Os presentes à reunião estão se mobilizando e uma comitiva de representantes locais deverá se reunir na próxima semana com a Companhia, para apresentar algumas pautas a fim de reverter a situação.
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe