Mais de 40 mil cearenses se inscreveram para o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) teve 1.573.862 inscritos para a edição de 2017. Desses, 40.046 são cearenses, sendo 5.478 provas para o Ensino Fundamental e 34.568, para o Ensino Médio. A avaliação é voluntária, gratuita e substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na certificação de nível. O exame será aplicado no dia 22 de outubro, em 564 municípios distribuídos em todas as Unidades da Federação.
De acordo com a professora e orientadora da Célula de Educação Continuada, Inclusão e Acessibilidade (Cecia) da Secretaria de Educação (Seduc), Antônia Alves, o número foi significativo e era esperado um contingente menor, visto que o período de inscrição - 7 a 18 de agosto - foi bastante curto. “Ainda tem muitas pessoas acima de 18 anos que estão sem concluir o ensino médio. Todos esses inscritos expressam um número elevado de pessoas maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica”, salienta. 

Requisitos
Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos, para quem busca a certificação do Ensino Médio. Os alunos que irão realizar o teste para o Ensino Fundamental podem, posteriormente, fazer a prova de conclusão do Ensino Médio, contanto que tenham a idade mínima estipulada. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas do Encceja obedecem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Médio e são estruturadas a partir da Matriz de Competências e Habilidades. O Exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As avaliações serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (Horário Oficial de Brasília).
Após o resultado do exame, cada aprovado será encaminhado a um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que no Ceará, são 32. Os certificados serão entregues no local. Para maiores informações, acesse o documento feito pelo INEP. 

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe