UFC recebe nota máxima do MEC

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 4, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Henry Campos, anunciou que a UFC recebeu nota 5 na avaliação do Conceito Institucional feita pelo Ministério da Educação. É a primeira vez que a Universidade recebe nota máxima do conceito, que avalia a graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão da instituição.
"Temos tido uma sucessão de fatos a comemorar. Isso se deve a um trabalho que não é só dessa gestão", afirmou o reitor e completou que a nota máxima só foi dada para seis universidades federais e oito universidades privadas em todo o País.
Henry Campos anunciou ainda a instalação de dois laboratórios recém-selecionados para a Universidade, por meio do edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Contemplados com investimentos de R$ 5,5 milhões. São eles: a Central de Genômica e Bioinformática (CenGenBio) e o Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial.
A CenGenBio é um laboratório multidisciplinar que beneficia pesquisas de áreas como medicina, farmacologia, biotecnologia e ecologia. Em linhas gerais, a Central permitirá estudos de sequenciamento de ácidos nucleicos, ou seja, estudos sobre a sequência, organização e expressão de material genético de seres humanos, animais e outros organismos. Trata-se de uma área de estudo que tem revolucionado a ciência, auxiliando pesquisadores a ler o DNA de forma mais precisa, por meio do uso de tecnologias de ponta.
Já o Laboratório Embarcado consiste em um barco para abrigar pesquisas nas seguintes linhas: prospecção de recursos marinhos; mudanças climáticas e impactos nos oceanos e continentes; dinâmica, avaliação e manejo dos ecossistemas para a produção biológica; e análise de impactos ambientais nas regiões oceânicas e ambientes de transição oceano-continente.

O POVO Online
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe