Governador divulga data da aula inaugural da 3ª turma da PM e oferta 4 mil CNHs populares para estudantes da rede pública

Ficou marcada para o próximo de 1º de dezembro a aula inaugural da 3ª turma da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo governador Camilo Santana, acompanhado do procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana, durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. O chefe do Executivo informou, ainda, que vai ofertar gratuitamente quatro mil carteiras de habilitação para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de educação.
A data do início das aulas da 3ª turma da PM ocorre após o governador acompanhar, na manhã desta terça-feira, o início do patrulhamento dos novos 1.350 soldados, referentes à 1ª turma, formados na última sexta-feira (20), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. A 2ª turma aprovada no certame, lançado em julho de 2016 pelo governador, está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública desde julho último.
“Quero assumir, também, meu compromisso de chamar uma 4ª turma, mas temos a restrição dessa turma ser de até 800 pessoas”, antecipou Camilo Santana. O número, reduzido, se comparado com turmas anteriores, é para assegurar que não haja insegurança jurídica. “O concurso permite chamar até cinco mil profissionais. Há preocupação jurídica não só para o Estado, como também para os aprovados no certame. Vamos respeitar o edital”, explicou o procurador-geral Juvêncio Viana. As três turmas iniciais do concurso somam 4.200 novos soldados.
Com a primeira turma graduada, que teve o patrulhamento iniciado nesta sexta-feira, o Governo do Ceará apresenta, desde 2015, 2.786 PMs, entre oficiais e praças. Acrescentados aos efetivos nomeados da Polícia Civil (650), do Corpo de Bombeiros (275) e da Perícia Forense (108), o reforço nos últimos anos é de 3.819 profissionais. Somados aos próximos 2.800 soldados que serão formados, referentes às 2ª e 3ª turmas do último concurso, o número alcança a marca de mais de 6.600 profissionais em campo.

CNH popular para estudantes
Durante a transmissão, o governador Camilo Santana também adiantou que vai ofertar quatro mil carteiras de habilitação para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública. O auxílio vai levar em consideração o desempenho escolar do aluno. Caso o estudante tenha menos de 18 anos, o benefício será garantido até um ano após o fim do Ensino Médio, período também em que o beneficiado deve completar a idade mínima para retirar o documento.
“O objetivo é fazer cada vez mais o Ceará um estado de destaque na educação”, relacionou Camilo Santana. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Os critérios para a inscrição serão divulgados em breve.

Perguntas e respostas
O governador Camilo Santana também respondeu a dúvidas de quem acompanhava o bate-papo. Alessandro Cavalcante, por exemplo, questionou o chefe do Executivo quanto às ações do Governo do Ceará de convivência com a seca. “Para além das ações emergenciais, como perfuração de poços e a aquisição de 19 máquinas perfuratrizes, estamos realizando ações importantes no Pecém, com reúso de água para o autoabastecimento da indústria. Além de obras estruturantes, como a construção do Cinturão das Águas, entre outras”, elencou o chefe do Executivo.
“É bom lembrar que são seis anos consecutivos de seca. Apesar do esforço que estamos fazendo, é bom lembrar sobre o desperdício. Economizem água para não faltar”, alertou o governador.
A finalização do Anel Viário no entorno do município de Maracanaú também foi pauta do bate-papo. “Toda semana, tenho reuniões com as empresas responsáveis pela obra. Como é uma via federal, a gente precisa aprovar tudo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Tenho me empenhado fortemente para acelerar as obras”, garantiu Camilo Santana.

HUB
Durante a transmissão, realizada diretamente de Brasília, o governador anunciou ainda que, no próximo dia 30, será realizada no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial uma solenidade para oficializar o HUB da Air France/KLM/Gol em Fortaleza. O evento contará com os diretores das companhias e representantes do trade turístico do Ceará.

Agenda
O governador Camilo Santana também antecipou as principais ações desta semana. Ainda nesta terça-feira (24), o chefe do Executivo acompanha, em Brasília, a posse do ministro cearense Napoleão Nunes Maia Filho como corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Na quarta-feira (25), o chefe do Executivo se reúne com o ministro das Cidades, e representantes do BNDES para tratar da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. No mesmo dia, à noite, haverá a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracati.
Na quinta-feira (26), Dia do Servidor Público, haverá solenidade, no Palácio da Abolição, para homenagear esses profissionais. Também no mesmo dia, o governador inaugura a Escola de Ensino Médio no município de Canindé.
Na sexta-feira (27), Camilo Santana se reúne com governadores do País para tratar de políticas na área da segurança pública. O encontro será realizado em Rio Branco, no Acre.
No sábado (28), o governador inaugura o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Messejana, na Capital. Em seguida, será dada a largada para a reativação das atividades na Vila Olímpica do bairro. Já no domingo (29), solenidade será realizada em comemoração aos 20 anos da Operação Sorriso, no Parque do Cocó.

    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe