Publicidade

Ceará vence ABC e bate recorde de público no Castelão em sua despedida da Série B

O jogo era festivo. Jogando na Arena Castelão diante de um público pagante de 56.005 pagantes, recorde da Série B e do futebol cearense em 2017, o Ceará entrou na Arena Castelão para consagrar a temporada marcada pelo acesso e venceu o ABC/RN por 1 a 0, na tarde deste sábado (25). O único gol do Vovô foi assinado por Maikon Leite, aos 36 do segundo tempo.
O resultado coroou também o bom retrospecto do time jogando em seus domínios, onde não foi derrotado em nenhuma partida do returno da Segundona. Os comandados de Chamusca terminam a temporada tendo conquistado Estadual de 2017 e a 3ª colocação da Série B, com 67 pontos (19V/10E/9D), partindo para a elite do futebol brasileiro juntamente com América/MG, Internacional e Paraná. Enquanto isso, o ABC se despede da competição nacional na vice-lanterna, com apenas 34 pontos (9/7/22). O time potiguar vai jogar a Série C no próximo ano.

O jogo
As duas equipes chegaram na última rodada da Série B com seus destinos já traçados para 2018: o Ceará conquistou o acesso, enquanto o ABC partiu para o decesso. Apesar disso, o discurso que antecedia o confronto era de que os times precisavam vencer para finalizar bem a temporada.
O primeiro grande lance surgiu dos pés de Matheus, centroavante potiguar, aos 14. O atacante obrigou Éverson a fazer uma boa defesa, a única participação do arqueiro alvinegro na partida.
O Ceará respondeu no minuto seguinte, quando Pedro Ken recebeu bola escorada de cabeça por Luiz Otávio dentro da área, ajeitou o corpo e finalizou de perna direita, mandando longe do gol adversário. Aos 27, o Vovô teve nova chance, dessa vez com Lima. O meia chutou rente à trave do arqueiro Edson.
As chances eram criadas em sequência pelos donos da casa, que administrava a partida sem muito esforço. O ABC tentava puxar contra-ataques, mas era facilmente interceptado pelas linhas defensivas do Vovô. O último lance de perigo saiu dos pés de Pedro Ken, em finalização rasteira aos 44 minutos da etapa inicial.  
Na volta do intervalo, o técnico Marcelo Chamusca promoveu duas mudanças no time por conta de lesão. Saíram Rafael Pereira e Lima para as entradas de Tiago Alves e Roberto. As mexidas não diminuíram o ritmo de treino do confronto, que permanecia sem grandes lances.
O comandante alvinegro então promoveu a entrada de Maikon Leite, aos 20, deixando o setor ofensivo do Vozão com mais mobilidade e velocidade. O gol da vitória surgiu justamente desse jogador. Aproveitando cruzamento de Leandro Carvalho, o atacante dominou a bola no peito e bateu rasteiro, sem chances para Edson. Festa para os mais de 56 mil espectadores na Arena Castelão, aos 36 do segundo tempo.
O ABC demonstrou-se aguerrido e tentou o empate, mas as limitações técnicas impediam mais jogadas em profundidade. A despedida alvinegra da Série B terminou com vitória do Ceará e a 3ª colocação assegurada com o resultado da partida.

Diário do Nordeste
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe