Publicidade

Ematerce irá perfurar seis mil poços profundos no Interior do Estado

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) fará a instalação de seis mil poços profundos, de três tipos, em pequenas propriedades rurais de municípios do Interior do Estado. A medida visa garantir segurança hídrica aos pequenos produtores rurais, independente da quadra chuvosa.
O investimento, que será garantido pelo Banco do Nordeste Brasil (BNB) através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), será de R$ 100 milhões. A divulgação do investimento foi feita durante sessão na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) pelo deputado estadual Carlos Matos.
Conforme a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, responsável pela assinatura do Protocolo para Projeto de Produção, atualmente o Ceará tem aproximadamente 40 mil poços perfurados, mas a demanda é cada vez maior, diante de uma das maiores estiagens do último século. Serão construídos poços dos tipos amazonas, tubular raso e tubular profundo, chegando a um incremento de 25% no número de poços.
Dos seis mil poços, já foram selecionado 2.680 produtores interessados. No Sertão Central, mil produtores manifestaram a intenção de serem atendidos pelo projeto.

Repórter Ceará
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe