Inauguração do busto do reitor Teodoro Soares marca aniversário da UVA

Foi inaugurado, na noite de 26 de outubro, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral (CE), o busto do Professor José Teodoro Soares, segundo reitor da instituição, falecido em agosto do ano passado, aos 75 anos. A solenidade reuniu autoridades, professores, alunos e ex-alunos, familiares e amigos do ex-reitor, integrando as comemorações pelos 49 anos de fundação da UVA.
“Essa homenagem eternizará nossa lembrança e, aos que não o conheceram, espero que, ao pararem diante deste busto, alguém possa falar um pouco sobre quem foi o Professor Teodoro e o que ele representou para Sobral e o Ceará”, disse a ex-reitora e sobrinha, professora Palmira Soares.
Para o prefeito Ivo Gomes “a UVA é o maior patrimônio dos sobralenses e, ao Professor Teodoro, devemos muito do que esta Instituição é hoje”. Também fizeram uso da palavra o presidente e a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, padre José Linhares e Ada Pimentel; a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; e o reitor Fabianno Carvalho.
Todos enfatizaram o grande legado do Professor Teodoro na área da educação e na política, com destaque para a refundação da UVA, profissionalização do corpo docente e expansão da Universidade, levando a UVA a 142 municípios e nove estados do Brasil,

Solenidade
Na solenidade também estiveram presentes, dentre outras personalidades, a vice-reitora Izabelle Mont’Alverne; a vice-prefeita Christianne Coelho; o vigário geral da Diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes; o diretor geral do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA), professor Antonio Gouveia Junior e o diretor adjunto, professor José Osmar Vasconcelos.
A família do homenageado foi representada pelas irmãs Iá e Zeneide Soares, as sobrinhas Palmira e Gressy Soares.
O busto do Professor Teodoro, iniciativa da Reitoria da UVA e da Prefeitura de Sobral, está localizado no Memorial dos Educadores, no campus Betânia.

Blog do Edison
    Comente pelo Disqus
    Comente pelo Facebook
#Compartilhe