Hemoce lança campanha de carnaval para doação de sangue

Com o tema “Caia na folia com a solidariedade em dia”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, lança nesta terça-feira, 23, a partir das 9 horas, a nova campanha de carnaval na sede do Hemoce, em Fortaleza. O evento terá a participação do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra. O lançamento acontece simultaneamente nos hemocentros do interior do Ceará com programação festiva e ações de conscientização.

Quem for doar nesta terça-feira na sede do Hemoce e nos hemocentros de Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral será recebido no clima de carnaval. Em Fortaleza, o bloco Unidos da Cachorra abre a campanha animando os doadores com muito samba. No Hemocentro de Sobral será realizada uma caminhada da solidariedade ao som das marchinhas carnavalescas. Os doadores que forem ao Hemoce Crato participarão da folia da solidariedade com bandas de músicas e ações educativas. O hemocentro realiza uma palestra sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Em Quixadá, uma blitz informativa relembrará os critérios da doação de sangue.

Até o dia 6 de fevereiro, vários grupos e blocos se apresentarão voluntariamente. A ideia é atrair mais pessoas para doar sangue antes do carnaval. “O período que antecede feriados prolongados é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas nos ajudam a relembrar que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Para facilitar o acesso da população aos locais de coleta, o Hemoce está com uma unidade na Praça do Ferreira, Centro, que funciona de segunda a sábado, até o dia 9 de fevereiro. O estande tem capacidade para receber até 70 pessoas por dia e além de doar sangue, o voluntário pode se cadastrar para doação de medula óssea. Outra opção que também fica no Centro é doar no Posto de Coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816. O posto no IJF abre todos os dias, inclusive feriados e finais de semana. (Veja aqui os locais e horários para doar).

O que é necessário para doar

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce.

Repórter Ceará
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget