México registrou o maior número de mortes de jornalistas em 2017, diz relatório

Pelo menos 81 repórteres foram mortos no exercício da profissão neste ano, e a violência e o assédio contra profissionais da mídia aumentaram, disse a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês). No relatório anual "Kill Report", a federação disse que os repórteres perderam a vida em assassinatos específicos, atentados com carros-bomba e incidentes de fogo cruzado em todo o mundo. Mais de 250 jornalistas estavam na prisão em 2017.
O número de mortes até 29 de dezembro foi o menor em uma década, abaixo das 93 mortes registradas em 2016. O maior número de jornalistas mortos foi registrado no México (13), mas muitos também morreram em zonas de conflito no Afeganistão (11), no Iraque (11) e na Síria (10).
O presidente da IFJ, Philippe Leruth, disse que, embora o número de mortes em 2017 "represente uma tendência de decréscimo, os níveis de violência no jornalismo continuam inaceitavelmente altos".
Além das mortes, a IFJ advertiu que "um número sem precedentes de jornalistas estavam presos, foram forçados a fugir, que a autocensura era generalizada e que a impunidade pelos assassinatos, assédios, ataques e ameaças contra o jornalismo independente estava em níveis epidêmicos".

Associated Press
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget