Parcelamento sem juros no cartão de crédito pode acabar

O setor de cartões de crédito e o Banco Central estão discutindo - ainda em fase inicial - a criação de um novo sistema que deve substituir a modalidade "parcelado sem juros" dos cartões de crédito. Com a medida, o prazo para o recebimento do pagamento pelos lojistas seria reduzido de 30 para 5 dias. A proposta faz parte de um conjunto de medidas que o setor vem debatendo desde o fim do ano retrasado com o intuito de reduzir custos e ampliar o uso do meio de pagamento, além de aproximar as práticas brasileiras das práticas internacionais.
A ideia é oferecer ao consumidor uma espécie de crediário pessoal para o parcelamento da compra com base em um limite concedido pelo banco emissor e que poderia ser usado em qualquer estabelecimento. O cliente ficaria a par das despesas com juros e das prestações no ato da compra, com as informações exibidas no visor da maquineta.
A ideia de um crediário pessoal no lugar do parcelado sem juros, que apesar das taxas embutidas, já é um método amplamente conhecido e praticado no comércio em todo o País, deve enfrentar forte resistência de consumidores e lojistas que podem ver a iniciativa como burocrática. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, a mudança pode dificultar a relação entre consumidores e o comércio.
"Qualquer instrumento que dificulte a relação entre as pessoas que produzem bens ou serviços para o País é nocivo. Em um momento de retomada da economia brasileira, uma notícia como esta pode dificultar muito essa relação", avalia Cid Alves.

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget