Justiça Federal no DF suspende novamente interrogatório de Lula

O desembargador Néviton Guedes, da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu a audiência da Operação Zelotes que estava marcada para a próxima terça-feira (20/2). Estavam previstos para a ocasião os depoimentos dos quatro réus no processo, inclusive do ex-presidente Lula e do filho dele, Luis Cláudio Lula da Silva. Com a determinação do desembargador, ainda não há uma nova data definida para a oitiva.
No processo, o ex-presidente e o filho são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, Lula teria prometido vantagens na tramitação de medidas provisórias e licitações a empresas clientes dos lobistas Cristina e Mauro Marcondes, outros dois réus no processo. Em troca, receberia propina.
Um dos casos apurados no processo é o da compra de 36 aviões de caça pelo governo brasileiro, em 2009, quando Lula ainda estava à frente do Palácio do Planalto. Como a ação envolve empresas estrangeiras, os advogados do ex-presidente querem que ele só seja ouvido após o depoimento dessas testemunhas estrangeiras.
É a segunda vez que o interrogatório de Lula é suspenso. Em outubro do ano passado, o desembargador Néviton Guedes já havia concedido liminar em habeas corpus ajuizado pela defesa de Lula.
O juiz Vallisney de Souza de Oliveira, da 10ª Vara Federal, então, marcou a audiência para uma data na qual o prazo de 45 dias para o cumprimento das cartas rogatórias já tivesse se esgotado. No entanto, com a decisão desta terça-feira (15/2), a ocasião terá de ser remarcada mais uma vez.

Metrópoles
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget