Cinturão Digital atenderá todo o território do Ceará até 2019

Presente em 116 cidades cearenses, o Cinturão Digital poderá atender todos os 184 municípios do Estado até o fim do próximo ano. Hoje, o projeto que é referência na promoção de acesso à internet de banda larga, atende 90% da população urbana do Ceará e deve contemplar mais 11 cidades até o final deste ano, conforme prevê a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Ao todo, a rede tem mais de 3 mil quilômetros de rede fibra óptica.
"O projeto é ambicioso e nós queremos que, a partir do ano que vem, nós cheguemos ao último ciclo, atingindo todos os municípios do Estado do Ceará, mas isso depende dos orçamentos. O que a gente acredita é que no próximo ciclo de dois ou três anos nós possamos finalizar esse processo", disse Adalberto Pessoa, presidente da Etice, durante o INOVAtic NE, realizado, ontem (26), em Fortaleza.
O evento é voltado para empresas do setor de Tecnologia da Informação e de Telecomunicações (TICs), e startups do mercado de ideias criativas. Segundo Pessoa, ainda faltam receber as redes de fibra ótica as cidades menores e mais carentes, em razão do maior custo para implantação da rede. "Mesmo assim, o projeto é para a gente atender 100% dos municípios cearenses", ele diz. Além do peso dos custos operacionais, outro desafio para a expansão da cobertura de banda larga é a captação de recursos para os investimentos. E, para contornar essas dificuldades, Pessoa diz que a Etice vem buscando parcerias com provedores locais para ampliar a oferta de serviços pela rede.
"O grande desafio é a busca de recursos voltados aos investimentos mas, além da questão da infraestrutura em si, precisamos povoar essa rede com serviços, que envolvem voz sobre IP (VoIP), sistemas de videomonitoramento, sistema de telemedicina, educação à distância, agregando valor e fazendo com que esse investimento tenha um cunho social", diz Pessoa. "Estamos fazendo um desenho que minimize esses investimentos e que gere uma relação ganha-ganha para o Estado, para a Etice e para os provedores".
Junto com o desenvolvimento da rede de banda larga do Estado, a Etice espera que essa gama de serviços estimule a atração de data centers para o Ceará, o que é potencializado por o Ceará ser um hub de telecomunicações do Brasil.

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget