Plantão Saúde Cirurgia começa em abril; 8.656 pacientes serão contemplados, afirma secretária

O Governo do Ceará quer diminuir o número de pacientes nas filas de esperas por cirurgias eletivas no Estado. E o desejo do governador Camilo Santana (PT) parece que vai, finalmente, sair do papel com o Plantão Saúde Cirurgia, programa estadual que propõe que empresas ou entidades sem fins lucrativos da iniciativa privada, que tenham interesse em se credenciar junto à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizem intervenções cirúrgicas, com o objetivo de zerar a lista de espera por cirurgias no Estado.
Em entrevista, a secretária-executiva da Sesa, Lilian Amorim Beltrão, contou que 8.656 pacientes do Estado, cadastrados na Central de Regulação do Sistema Único de Saúde do Ceará, serão beneficiados com o Plantão Saúde Cirurgia.
Segundo a secretária-executiva, o governador se sensibilizou com as filas de esperas e, por isso, pediu a Secretaria que verificasse quais procedimentos possuíam mais pessoas em filas de espera. Nessa avaliação, oito especialidades foram escolhidas para serem assistidas pelo programa. São elas: ortopedia, cardiologia, urologia, otorrinolaringologia, neurologia, que representam 97% das cirurgias demandadas, além das áreas de traumatologia, oftalmologia e da cirurgia bariátrica.
De acordo com Lilian Beltrão, um levantamento da Sesa apontou que 12.466 pacientes no Ceará aguardam cirurgias, muitas que ainda estão fora das contempladas pelo Plantão Saúde Cirurgia. Deste total, 8.656 pacientes foram selecionados para o primeiro edital, segundo a secretária-executiva, não por falta de recursos estaduais, mas pela falta de interesse de estabelecimentos privados em realizar os procedimentos.
Isso explica o fato de o governador Camilo Santana (PT), ter afirmado que R$ 100 milhões estariam reservados ao programa e apenas R$ 56 milhões serem investidos em um primeiro momento. “Para esse primeiro momento, nós só conseguimos propostas para atender 8.656 pacientes”, pontua a secretária-executiva. Um novo edital será lançado em seguida, com o objetivo de atender os pacientes restantes das filas de espera.
Lilian destaca que o Plantão Saúde Cirurgia já deve começar com os procedimentos no mês de abril, com o objetivo de concluir os trabalhos da forma mais rápida possível. “Nossa expectativa é que em quatro a cinco meses a gente tenha essa fila concluída, embora o edital diga que vai valer por um ano”, ressalta.

Ceará Agora
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget