61% dizem que não votariam em candidato apoiado por Lula, diz pesquisa

Pesquisa nacional indica que 61,2% dos eleitores não votariam em 1 candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto. Apenas 23,4% afirmam que escolheriam o indicado pelo petista. Outros 14,1% respondem que “depende do candidato”.
As informações são de levantamento (íntegra) realizado pelo Paraná Pesquisas de 27 de abril a 2 de maio de 2018, em 154 cidades em 26 Estados e no Distrito Federal. Foram entrevistadas 2.002 pessoas e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais. O registro da pesquisa no TSE é BR-02853/2018.
De acordo com o levantamento, entre os entrevistados, 61,2% não votariam em candidato apoiado por Lula. Votariam, 23,4%; dependendo do candidato, 14,1%; e não sabem ou não opinaram, 1,3%.
Já entre os eleitores de Lula, 62,0% votariam no candidato apoiado por ele; 20,3%, dependendo do candidato; e 16,8% não votariam. Não sabem ou não opinaram, 0,9%.
Essa habilidade transferir votos é o indicador mais relevante neste momento, uma vez que é Lula está praticamente fora da corrida pelo Planalto. O ex-presidente está preso em Curitiba desde o último dia 7 de abril, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público, Lula teria favorecido a construtora OAS em contratos com a Petrobras e, em troca, recebeu da empresa 1 triplex no Guarujá (SP), litoral paulista. O ex-presidente nega as acusações.

Candidato do Lula
A pesquisa questionou os eleitores sobre qual candidato o ex-presidente irá apoiar, caso não seja candidato. A maioria (30,4%) respondeu que não sabe. Marina Silva foi apontada por 15%, seguida por Ciro Gomes (11,8%), Fernando Haddad (11,5%), Michel Temer (4,1%), Geraldo Alckmin (3,9%), Jair Bolsonaro (3,6%), Joaquim Barbosa (3,3%) e Manuela D’Ávila (2,9%).
Entre os eleitores de Lula, a maioria (31,8%) também não soube qual candidato o petista irá apoiar. Em seguida vêm o nome de Marina Silva (19,2%), Ciro Gomes (15,6%) e Fernando Haddad (10,8%).

Chance de Lula ser candidato
Outra questão medida pelo instituto foi sobre o possível registro de Lula como candidato. Para 63,2%, Lula não deve conseguir o registro. Para 32,7%, o petista pode, sim, registrar candidatura. Não sabem ou não opinaram, 4,1%.
Caso o ex-presidente tente registrar sua candidatura, ele será barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Poder 360
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget