Anatel começa a bloquear milhões de celulares

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começou nesta quarta-feira (9) um bloqueio que pode afetar milhões de celulares no Brasil. O alvo são os aparelhos "piratas", normalmente comprados no comércio popular. Mas, atenção, seu celular pode estar entre os prejudicados sem você saber.
No início da ação, serão desconectados apenas aparelhos com os DDDs 61, 62 e 64 (Goiás e DF). Mas a medida vai se expandir para o resto do Brasil.
O órgão não sabe quantos aparelhos serão afetados, mas calcula que cerca de um milhão de celulares irregulares se conectam, em média, à rede de telefonia móvel brasileira por mês.

Quais aparelhos serão bloqueados?
Serão bloqueados aparelhos não certificados pela Anatel, que não possuam certificação estrangeira aceita pela Anatel ou que tenham tido seu IMEI (código de identificação) alterado – nesse caso podem estar inclusos aparelhos roubados, clonados ou adulterados.
O bloqueio começa nesta quarta para aparelhos com códigos 61, 62 e 64 (região de Goiás e Distrito Federal). Os donos desses celulares começaram a receber avisos sobre a desconexão desde 22 de fevereiro de 2018 – o bloqueio acontece 75 dias após o envio dos primeiros SMSs.
Quem já usava um aparelho irregular antes do envio das mensagens não será afetado (se mantiver o mesmo número de telefone), mas quem adquiriu um depois do início do envio das mensagens pelas operadoras em sua área (vide cronograma ao fim do texto) ou mudou de linha será desconectado. A mensagem de bloqueio aparece assim que o celular é ligado pela primeira vez.

Por que os celulares serão bloqueados?
Segundo a Anatel, o objetivo é impedir que aparelhos irregulares sejam usados nas redes das operadoras e diminuir a comercialização de aparelhos roubados, adulterados, clonados, não certificados ou com certificação não reconhecida no Brasil.
O órgão diz que quer garantir "maior qualidade do serviço", com uso de celulares fabricados com materiais que não prejudiquem a saúde e nem degradem o meio ambiente.

UOL
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget