Ceará apresenta segunda maior redução do analfabetismo no Nordeste

A taxa de analfabetismo no Ceará entre pessoas com 15 anos ou mais apresentou queda entre os anos de 2016 e 2017, informou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a taxa passou de 15,2%, em 2016, para 14,2% no ano seguinte, registrando assim um recuo de um ponto percentual.
Entre os nove estados nordestinos, apenas Ceará e Alagoas apresentaram melhora em seus índices de analfabetismo no período analisado pelo IBGE, informou a Pnad. No território alagoano, a queda da taxa foi ainda maior, de 19,4% para 18,2% (1,2 ponto a menos). 
Apesar da melhora, o Ceará ainda contava, em 2017, com mais de 1 milhão de analfabetos com 15 anos ou mais, informou o levantamento, que revela também que, de um ano para o outro, caiu em 48 mil o número de cearenses que não sabiam ler ou escrever. Somente em Fortaleza, por exemplo, este contingente passou de 113 mil pessoas, em 2016, para 110 mil, em 2017. 
A Pnad acrescenta que a maior parte do recuo na taxa de analfabetismo do Ceará se deu entre os homens, de 17,9% para 16,1%. Entre as mulheres, a taxa manteve-se praticamente estável, passando de 12,7% para 12,4%.

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget