Desinteresse pelo Futebol cresce no Brasil, aponta Datafolha

Pesquisa feita pelo Datafolha mostra que uma expressiva parte da população brasileira não tem interesse algum pelo que acontece dentro das quatro linhas. Conforme o relatório, 41% das pessoas ouvidas se declararam totalmente desinteressadas. Os dados apontam um crescimento em relação à mesma pesquisa realizada em 2010. Os números do último levantamento apontavam 31% de desinteresse pelo esporte que é símbolo do País.
Quando feito o recorte por sexo, as mulheres são mais indiferentes quando o assunto é futebol, 56% das entrevistadas. Entre os homens, o índice é de 24%. O desinteresse também é maior quanto mais velho o entrevistado. Na faixa etária entre 14 e 24 anos, 35% diz que não tem qualquer interesse pelo futebol. No público que tem 60 anos ou mais, o percentagem sobe para 47%.
“Acho que há sim uma contribuição do episódio do 7 a 1, mas a redução pelo interesse pelo futebol vem de um movimento anterior – a mercantilização do futebol, que começou principalmente no final da década de 1970”, avalia o historiador Aírton de Farías. Para ele, as pessoas se afastaram dos estádios e o esporte virou uma atração de televisão.
Indagados sobre o mundial na Rússia em 2018, os entrevistados mantiveram a opinião, com 42% de desinteresse e apenas 24% afirmaram grande entusiasmo para a Copa do Mundo. O desempenho do técnico Tite à frente da seleção brasileira é aprovado por 62% dos brasileiros, que consideram seu trabalho ótimo ou bom, e reprovado por 3%, que o consideram ruim ou péssimo. O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de janeiro de 2018.
Foram ouvidas 2.826 pessoas em 174 municípios de todas as regiões do Brasil.
Sobre a Copa do Mundo na Rússia, Aírton de Farías atenta que há um ciclo contraditório. Ao mesmo tempo em que as recentes denúncias de escândalos de corrupção têm afastado os torcedores, o técnico Tite vem desenvolvendo um bom trabalho. “É uma contradição porque esse bom trabalho meio que alimenta a manutenção dessa cúpula da Confederação Brasileira de Futebol”, diz.

O POVO Online
Cadernos:
[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget