Senado aprova 'Susp' e texto agora vai à sanção

O plenário do Senado aprovou por 41 a 16 votos, ontem, a proposta que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
O PLC 19/2018, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado no início da tarde pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguiu direto para o plenário após acordo do presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), com os líderes partidários. Como a proposta não sofreu alterações no texto principal, o projeto segue para a sanção presidencial e não precisa retornar à Câmara dos Deputados, que aprovou o projeto no dia 11 de abril.
Eunício já havia informado que iria dar prioridade no trâmite da proposta, por se tratar de um assunto de grande relevância para o combate à violência no país. Logo após aprovação na CCJ ele garantiu que iria firmar um acordo entre os líderes para driblar os prazos regimentais e aguardar o quórum de pelo menos 60 senadores.
O presidente destacou a aprovação do projeto como um grande avanço para a segurança do Brasil. "Pela primeira vez o País vai passar a contar com um Sistema Unificado, organizado e com capacidade de atuação conjunta entre todos os entes federados no combate a criminalidade".
Tanto governistas como oposicionistas concordaram com o fato de o projeto ter o mérito de integrar os órgãos de segurança e permitir uma atuação conjunta num patamar inexistente hoje no País. Apesar desse consenso, a inclusão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) no Susp causou divergência no Plenário.
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget