CE atinge meta para oferta de Educação em Tempo Integral

O aumento da oferta de Ensino em Tempo Integral registrada nos últimos anos fizeram com o que o Ceará atingisse, no âmbito da modalidade, metas do Plano Nacional de Educação (PNE) previstas apenas para 2024. De acordo com o relatório de monitoramento divulgado, ontem (7), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado superou a meta de atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica com o Ensino Integral, e está bem próximo de alcançar o objetivo de oferecer a modalidade em, no mínimo, 50% das escolas públicas. Os dois indicadores fazem parte da meta número 6 do documento, que possui, ao todo, 20 metas. 
Segundo os dados da publicação, em 2017, o Ceará apresentava cerca de 1,6 milhão de estudantes na Educação em Tempo Integral, 30% do total. Em relação ao resultado registrado em 2014, primeiro ano de vigência do PNE, o aumento foi de 3,3 pontos percentuais. O desempenho cearense no ano passado foi o segundo melhor entre todas as unidades da federação, atrás apenas do de Tocantins, onde 32% dos alunos estavam matriculados na modalidade. 
Já em relação à oferta nas escolas, 46,7% dos estabelecimentos, o que representa 6.169 unidades escolares, disponibilizavam tempo integral em 2017, maior percentual observado no País. A marca se aproxima da meta mínima de 50% prevista para até 2024, prazo final para adequação aos objetivos do Plano Nacional de Educação. 
O relatório do Inep também avaliou o desempenho dos estados no cumprimento das metas de referentes à Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A meta de número 1 do Plano estabelece a universalização da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos até 2016, objetivo que foi quase alcançado no Ceará. Conforme os dados, o Estado atingiu cobertura de 97% desse público no ano determinado. No entanto, os 3% não alcançados significam que cerca de 7.500 crianças nesta faixa etária não frequentavam escola ou creche no período. 

Diário do Nordeste
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