Com 13.195 mandados de prisão em aberto e 20 mil detentos, sistema carcerário do CE é verdadeira bomba

O crescimento da violência e a elevada quantidade de mandados de prisão em aberto representam, para os próximos anos, uma verdadeira bomba no sistema carcerário do Ceará. Essa realidade é traçada com base nos números do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, e está, nesta segunda-feira, 25, em uma reportagem do Jornal O Globo. Os números mostram que o Ceará, com 20.797 detentos, tem a quarta maior população carcerária do País e é campeão, no Nordeste, em número de mandados de prisão em aberto. São 13.195 autores de delitos à espera da prisão.
As estatísticas do CNJ mostram que, se todos os mandados de prisão na Grande Fortaleza e no Interior fossem cumpridos, mais 13.195 detentos estariam abrigados nas cadeias e presídios administrados pelo Estado. Isso significaria, ainda, que, nesse cenário, o Ceará teria uma população carcerária com 33.992 presos – a terceira maior do País, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
A pesquisa do Conselho Nacional de Justiça coloca nas mãos do Governo do Estado uma realidade com um pesado impacto financeiro e econômico para o poder público. Isso, porque, se torna ainda mais urgente a ampliação do número de vagas nos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do Estado. Hoje, segundo o CNJ, baseado em informações de Secretaria de Justiça do Estado, o Ceará dispõe de 11.577 vagas no sistema penitenciário. O déficit é de 6,8 mil vagas.  Ou seja, há uma superlotação que dificilmente será contida nos próximos 10 anos.
O Brasil possui, atualmente, conforme os dados do CNJ, 143.967 mandados de prisão em aberto. A população carcerária é estimada em 726.712 presos. O Estado de São Paulo, segundo o Conselho Nacional de Justiça, tem 150.995 presos e 20.368 mandados de prisão em aberto, seguido pelo Rio de Janeiro (74.875 detentos e 34.058 mandados de prisão em aberto). O terceiro Estado com o maior número de presos é Pernambuco, com 26.881, vindo, em quarta posição no Brasil e segunda no Nordeste, o Ceará, com 20.797 presos. Pernambuco, se comparado com outros estados do Nordeste, tem 6.566 mandados de prisão em aberto, menos da metade do que o Ceará – 13.195. O terceiro maior número de mandados de prisão em aberto está no Pará – 13.664, onde se encontram 15.565 detentos.


Ceará Agora
Cadernos:
[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget