Ivan Monteiro é anunciado por Temer como presidente da Petrobras

Ivan Monteiro foi anunciado presidente da Petrobras na noite desta sexta-feira (1º). O presidente Michel Temer fez o anúncio à imprensa, após reunião com o diretor financeiro da estatal. O nome de Monteiro agora precisa ser confirmado novamente pelo conselho da estatal. 
"Comunico que foi escolhido hoje como interino Ivan Monteiro. Ele será recomendado ao conselho de administração para ser efetivado à presidência da Petrobras. Aproveito para reafirmar, em meu governo, mantenho o compromisso com a recuperação e a saúde financeira da companhia", disse.
"Continuaremos com a política econômica que nesses dois anos tirou a empresa do prejuízo e a trouxe para o rol das mais respeitadas do Brasil e do exterior. Declaro também que não haverá qualquer interferência na política de preços na companhia", completou.
O conselho de administração da Petrobras já tinha indicado mais cedo o atual diretor financeiro da companhia para assumir interinamente a presidência da estatal depois do pedido de demissão de Pedro Parente.
Monteiro foi até Brasília para conversar com o presidente. O executivo disse a interlocutores próximos que só aceitaria o cargo se o presidente desistir de mexer na política de preços da companhia.

Demissão
Pedro Parente pediu demissão da estatal na manhã de hoje, sob a justificativa de que a sua permanência na Petrobras "deixou de ser positiva". Parente vinha sendo critica pela política de preços dos combustíveis implantada durante a sua gestão.
O estopim para a saída de Parente foi uma "intervenção branca" na estatal, definida após a paralisação dos caminhoneiros, que, na prática, reduzia a autonomia da empresa para definir os preços do óleo diesel. Parente temia que a política chegasse também à gasolina.

Perfil de Ivan Monteiro
Ivan Monteiro nasceu em Manaus, graduou-se em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Minas Gerais. Ele cursou ainda MBA Executivo em Finanças, do IBMEC /RJ e o MBA em Gestão, da PUC/RJSeu primeiro cargo alto na área pública foi como vice-presidente de finanças, mercado de capitais e relações com investidores do Banco do Brasil (BB), que durou de junho de 2009 a fevereiro de 2012. Antes disso, Monteiro exercia o cargo de diretor do Comercial do BB.
Em janeiro de 2012, Monteiro também passou a ocupar o cargo de diretor vice-presidente do BB Banco de Investimentos, BB Elo, BB Administração e Cartões e BB Leasing.
Em fevereiro de 2012, Ivan Monteiro assumiu a vice-presidência de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, onde ficou até fevereiro de 2015, quando foi escolhido para assumir a diretoria Financeira da Petrobras e está no cargo até hoje.
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget