Secretário da Educação de Itapajé é indiciado em operação que investiga escola municipal

O secretário da Educação de Itapajé, Vilemar Braga Marinho, foi indiciado pela Polícia Civildo Município em decorrência das investigações relativas à Operação 'Educação do Mal', deflagrada em 9 de maio deste ano. 
Além do secretário, foram indiciados ainda Jurinaldo Oliveira de Meneses, diretor da Escola Padre Manoel Lima e Silva; Antônia Joína da Costa Ávila, técnica administrativa da instituição; e Idalina da Silva Bastos,coordenadora do colégio. 
Três servidores da Secretaria já haviam confessado o delito no dia das diligências, de acordo com o titular da Delegacia Municipal de Itapajé, André Firmino. Contudo, ainda faltava o depoimento do secretário municipal.
A 'Educação do Mal' apura ações ilícitas de servidores da Secretaria, que estariam modificando notas de alunos da Escola Padre Manoel Lima e Silva a fim de não diminuir os índices estadual e federal da Instituição de ensino e da cidade de Itapajé, consequentemente.
As notas eram alteradas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) - o qual observa o desenvolvimento de alunos das escolas públicas cearenses - e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal. A fraude aumentaria a quantidade de recursos estaduais e nacionais em razão dos excelentes índices.
Na deflagração, foram confiscados pelos investigadores seis notebooks, duas CPUs de computadores da Instituição, boletins de alunos, além de diários de classe do ano passado. Contudo, alguns documentos relativos a duas disciplinas não foram encontrados. 
Os suspeitos da suposta fraude são investigados pelos crimes de associação criminosa, prevaricação, inserção de dados falsos em sistema de dados da administração pública, condescendência criminosa e exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. Segundo André Firmino, eles ainda poderão responder por supressão de documentos públicos.

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget