45% dos eleitores estão 'pessimistas' ou 'muito pessimistas' com a disputa para presidente

Divulgada nesta quinta-feira (2), a pesquisa Ibope mostra que 45% do eleitorado entrevistado está "pessimista" ou "muito pessimista" em relação às eleições para a Presidência da República. O Ibope afirma que o resultado negativo reflete o baixo interesse da população. 
O levantamento também mostrou que 26% dos entrevistados se enquadram no "nem otimista nem pessimista". Enquanto isso, 19% se diz "otimista" e 4% "muito otimista". 
As mulheres são as que estão mais pessimistas com as eleições de outubro, com 47%. Já as que estão otimistas são apenas 18%. 
 Para a CNI, a alta insatisfação com a corrupção e o descrédito com a classe política provocam este cenário.
 
Na análise da entidade, o eleitor ainda não encontrou o candidato ideal. "A decisão vai acontecer muito mais próxima da eleição que nas eleições anteriores. A gente percebe que a maioria dos eleitores não conhece os candidatos e suas propostas. Até entre os que já escolheram candidatos, ainda há alguma indecisão", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, em nota distribuída pela entidade.
A pesquisa também apresentou outros resultados
1) Interesse pelas eleições 2018
Muito interesse: 20%
Interesse médio: 18%
Pouco interesse: 23%
Nenhum interesse: 38%
Não sabe/não respondeu: 1%
Os eleitores responderam também a algumas perguntas, que demonstram que, apesar do pessimismo, os cidadãos ainda acreditam na importância das eleições.
2) O voto de cada brasileiro importa?
Concorda totalmente: 69%
Concorda em parte: 16%
É indiferente (espontânea): 1%
Discorda em parte: 5%
Discorda totalmente: 9%
Não sabe / não respondeu: 1%
3) A eleição tem potencial de mudar o país para melhor?
Concorda totalmente: 46%
Concorda em parte: 24%
É indiferente (espontânea): 1%
Discorda em parte: 8%
Discorda totalmente: 20%
Não sabe / não respondeu: 1%
Para realizar a pesquisa, foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre os dias 21 e 24 de junho, em diversos locais do Brasil. O levantamento foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget