ID Jovem: Ceará possui mais de 2 milhões de pessoas na faixa etária do benefício

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou a população de jovens no Ceará: 2.415.526 indivíduos que se encaixam na faixa etária entre 15 e 29 anos, em 2018. As pessoas desse grupo possuem direito à "Identidade Jovem" (ou simplesmente, "ID Jovem") — um documento do Governo Federal que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto (50%) no sistema de transporte coletivo interestadual.
De acordo com o Governo, "para obter uma ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, ser pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses". A União reforça que "não é preciso ser estudante para ser beneficiário". No País todo, o IBGE contabiliza 50.803.219 jovens.
A ID Jovem garante o pagamento de meia-entrada (50%) do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. Contudo, o serviço mais utilizado é o de deslocamento entre estados. "São reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros", destaca o Governo.
A ID Jovem existe em dois formatos: impresso e via aplicativo. As opções, até agora, estão disponíveis apenas para o sistema operacional Android. Mas, de acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, "em breve deverá ser acessível via IOS e Windows Phone".

Como participar
Os interessados em adquiri o benefício precisam incluir ou atualizar os dados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o setor responsável pelo Cadastro Único da cidade onde reside. Também é importante saber o seu Número de Identificação Social (NIS). A numeração pode ser encontrada no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.
Para obter o documento, basta acessar a página oficial do sistema e preencher informações como nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone e NIS. É preciso, por fim, anexar uma foto.

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget