Ceará fica livre da aftosa sem vacinação em 2020

O Ceará caminha, junto a outros Estados do Nordeste, para ser área livre de aftosa sem vacinação a partir de maio de 2020. É esse o esforço da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), conforme prevê o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Em todo o País, esse status deve ser obtido a partir do primeiro semestre de 2023.
Na primeira etapa da campanha de vacinação deste ano contra a doença, realizada em maio e prorrogada até 15 de junho, foram vacinados, no Ceará, 91,49% de 2.519.513 animais (bovinos e bubalinos), ou seja, 2.305.004. O número de búfalos registrados no Estado é de apenas 1.300 cabeças.
O Brasil imunizou, na última campanha, 197,87 milhões de animais, atingindo cobertura vacinal de 98,33% do rebanho de bovinos e bubalinos. Nesta fase, o número de animais envolvidos era de 201,2 milhões. Os números foram publicados, recentemente, pela Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Desde o encerramento da etapa de maio que o Mapa e os serviços veterinários oficiais nos Estados intensificaram a busca pelos produtores que ainda não imunizaram seus rebanhos, para aumentar a cobertura vacinal.
A previsão é que, na segunda etapa da campanha, que na maioria dos Estados começa em 1º de novembro, a imunização envolva 100 milhões de animais da faixa etária de até 24 meses.
Em maio passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou oficialmente o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. Santa Catarina já tem o status de livre da doença sem vacinação. É a exceção no País.

Diário do Nordeste
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget