Haddad será oficializado candidato nesta terça em frente à PF

Após uma série de decisões judiciais desfavoráveis e de meses negando a possibilidade de um "plano B", e a menos de um mês do primeiro turno das eleições, o PT deve ser obrigado nesta terça-feira (11) a anunciar Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, como candidato no lugar de sua maior liderança, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Hoje, lideranças do PT se reúnem em Curitiba, no que pode ser o último ato antes da substituição. A troca da cabeça de chapa deverá ser anunciada por meio de uma carta de Lula, possivelmente lida em ato organizado no acampamento de militantes próximos à Superintendência da Polícia Federal (PF), onde o ex-presidente está preso há cinco meses.

Sempre fez parte da estratégia do partido não tomar a iniciativa de substituir Lula, deixando nas mãos da Justiça os vetos ao ex-presidente como candidato. Agora, por conta do prazo imposto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a substituição do ex-presidente, o PT pode ter que abandonar tal linha de ação.

Embora ainda haja recursos em tramitação no STF, nada garante que sejam julgados nas próximas horas. Se insistir com Lula após o dia de hoje, o PT corre o risco legal de ficar sem candidatura a presidente. assim, para garantir a participação na disputa, o partido pode se ver forçado a anunciar seu novo candidato.

Em público, lideranças petistas mantêm o silêncio, mas não é segredo que o substituto deverá ser Haddad, o que ficou mias claro depois que ele foi escolhido por Lula para ser seu vice, em agosto.

Com Haddad na cabeça de chapa, Manuela D'Ávila (PCdoB) será a candidata a vice-presidente.

O dia 11 de setembro poderia ser mais movimentado para o PT. Em junho, o juiz Sergio Moro marcou justamente para hoje o interrogatório de Lula no processo da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia (SP), em que o ex-presidente é réu. Em agosto, Moro decidiu adiar os interrogatórios do cado para novembro para "evitar a exploração eleitoral" dos interrogatórios.
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget