TCU vai apurar responsabilidade sobre incêndio no Museu Nacional

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu abrir uma auditoria para apurar as falhas, irregularidades e responsabilidades de agentes públicos que possam ter contribuído para o incêndio no Museu Nacional, que teve quase a totalidade de suas instalações e seu acervo destruídos no dia 2.
Segundo ele, a tragédia ensejou justificativas "irrazoáveis" por parte de agentes envolvidos na gestão do museu. Conforme a proposta do presidente do TCU, Raimundo Carreiro, aprovada em plenário ontem, a apuração buscará identificar deficiências, falhas e irregularidades.
Os auditores também vão analisar se faltaram "ações proativas de controle e prevenção de incêndios e outras contingências de risco patrimonial". O Tribunal entendeu que tem competência para fazer esse tipo de análise porque o Museu Nacional é patrimônio da União - tanto o prédio histórico, como o acervo.
A vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo, admitiu, ontem, que o imóvel estava irregular perante o Corpo de Bombeiros, mas minimizou a falta do alvará. "Esse alvará não era necessário por ser (o Museu) uma instituição federal, por isso era isento. Mas as inspeções anuais eram feitas, e nós estávamos sim com os extintores em dia, e havia uma inspeção periódica", afirmou.
Cadernos:

Postar um comentário

A Voz de Santa Quitéria é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais, a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: avozdesantaquiteria@outlook.com.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo

[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget