Pesquisas apontam vitória de 7 governadores no 1º turno. Camilo tem maior número de votos válidos

Os números das últimas pesquisas do Ibope apontam que sete governadores deverão ganhar a eleição logo no primeiro turno. Um dos candidatos à reeleição com mais votos válidos é o cearense Camilo Santana (PT). Conforme a última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 24 de setembro, Camilo tem 86% dos votos válidos. O adversário mais próximo do petista é o General Theophilo Gaspar (PSDB), com 8%. O Ibope divulga, neste sábado, 6, novos números para a disputa no Ceará.

Camilo Santana chega ao dia da eleição ostentando uma situação inédita na história política do Ceará nos últimos 50 anos: o apoio de quase a totalidade dos 184 prefeitos. Os cálculos dos aliados do Palácio da Abolição apontam que, dos 184 gestores dos Municípios cearenses, pelo menos, 180 ajudaram a construir o palanque de Camilo.

As articulações comandadas pelo ex-governador Cid Gomes (PDT), que concorre ao Senado, deram a Camilo uma estrutura de aliança com 24 partidos. A oposição ficou restrita ao PSDB e PROS. A presença do MDB nesse grupo garantiu ainda mais tranqüilidade a Camilo que, em 2014, teve o senador Eunício Oliveira como adversário na disputa ao Governo do Estado. Eunício Oliveira (MDB), que disputa um novo mandato, e Camilo se reaproximaram em 2017, garantiram mais verbas e obras da União para o Ceará e, neste ano, com o aval de Cid Gomes, se uniram na briga pela reeleição.

Primeiro turno

Além do Ceará, outros seis Estados (Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins) poderão encerrar a eleição neste domingo. Quem tem um quadro eleitoral bem confortável, a exemplo de Camilo Santana, é o Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que, segundo o Ibope, aparece com 83% de votos válidos. O adversário mais próximo, Pinto de Luna (PROS), tem 6% das intenções de voto (8% de votos válidos). Renan Filho será reeleito, enquanto o pai, Renan, conquistará um novo mandato ao Senado. Em Alagoas, desde o início da campanha, os Renan, pai e filho, se abraçaram ao ex-presidente Lula e capitalizaram a popularidade do petista.

O cenário de reeleição com vitória no primeiro turno inclui, também, na Região Nordeste, os Governadores do Piaui (Wellington Dias, do PT), e da Bahia (Rui Costa, do PT). Rui, segundo o Ibope, pode encerrar a eleição neste domingo com 80% dos votos válidos. O Nordeste tem, ainda, outro aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tende a impor uma nova derrota a um dos clãs mais tradicionais da política brasileira: o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), lidera com uma boa folgada as intenções de votos contra a ex-senadora e ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Os governadores do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), aparecem em situação menos confortável em relação aos líderes das pesquisas em estados do Nordeste, mas mantém aceitação popular acima dos 50% dos votos válidos e tem chances de uma vitória no primeiro turno. Dos 27 governadores, 20 disputam à reeleição, sete podem vencer neste domingo e outros seis (Paraná, Goiás, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Roraima) acordo com as pesquisas, não conseguem, sequer, chegar ao segundo turno.

Ceará Agora
Cadernos:
[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget